Playgroup de Gaia | Um novo projeto está a nascer

Fotografia tirada no nosso primeiro encontro, no Parque da Lavandeira, onde estivemos a desenhar uma cidade, em giz. 


Recentemente li um post da cantora Carolina Deslandes com o título "Solidão, o Elefante na Sala". Com um Filho pequeno e outro a caminho, ela falava na dificuldade de gerir as emoções, que a chegada de um Filho traz, e a solidão que muitas vezes sentimos, apesar de sabermos que não estamos, de facto, sozinhas. E esta é um sentimento, não apenas dos primeiros meses de vida dos Filhos, mas que se pode prolongar no tempo.


A responsabilidade de criar um Filho, a adaptação a um novo dia a dia, as novas prioridades que a maternidade traz, fazem com que, muitas vezes as Mães (mas também os Pais, claro!) sintam que precisam partilhar tudo isto com alguém que consiga compreender esta fase e, para isso, procurem a companhia de outras Mães e Pais, para trocar experiências, falar sobre os seus medos e expectativas, partilhar as conquistas.

Para os bebés e crianças esta interação é também muito importante e, principalmente quando eles ainda não estão na escola, representa os primeiros passos na sua sociabilização.

E é nisto que consiste um playgroup! Recentemente, como vos disse, experimentei um no Porto, de que gosto muito. É divertido, descontraído e as pessoas são muito simpáticas.

Lá, conheci uma Mãe, a Joana, que gostava de começar um playgroup em Gaia e, entretanto, a Maria João também se juntou a nós. E, assim, nasceu este novo projeto!

Nesta fase inicial, e até para perceber a aceitação que um projeto destes poderá ter em Gaia, vamos começar com encontros semanais em diferentes locais, como Parques Infantis, Jardins, Praias, etc, com algumas atividades estruturadas, mas fundamentalmente, com muita brincadeira livre. Podem encontrar-nos no Facebook, no Grupo Playgroup de Gaia, onde vamos colocando a informação sobre os nossos encontros e sobre as atividades que temos planeadas.

A ideia é que, até ao fim do Verão (e dos dias sem chuva) consigamos encontrar um local, abrigado, onde possamos realizar os nossos encontros nos meses de frio, com um local nas suas imediações que nos permita aproveitar todas as oportunidades para estarmos ao ar livre, e onde possamos guardar os materiais que entretanto formos angariando (se conhecerem um local assim, partilhem, por favor!).

Precisamos também de reunir um grupo de pessoas que esteja disponível para nos ajudar a criar momentos divertidos com as crianças e que possa partilhar connosco a responsabilidade de assegurar um encontro semanal. Todos os voluntários são bem-vindos! Mas, mesmo que não possam estar todas as semanas (ou na maioria), não quer dizer que não possam juntar-se a nós, ocasionalmente, numa folga, nuns dias de férias!

Pensámos em encontros durante a semana, por ser um projeto que pretende apoiar as Mães, Pais, Avós, que estão em casa com as crianças, para ajudar precisamente a combater a solidão que às vezes se instala, para incentivar a que passeiem com as crianças, a que lhes proporcionem momentos fora da rotina habitual. Mas isso não significa que não possamos chegar à conclusão que precisamos de um encontro ao fim de semana. Estamos precisamente na fase de planear! Por isso, juntem-se a nós, sugiram, façam deste também o vosso projeto!

O próximo encontro, sexta feira, dia 2 de Junho, será no Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal, para aproveitar a comemoração do Dia da Criança e as atividades que têm planeadas 😊.

Vejam informação sobre o encontro da próxima semana aqui.

Apareçam! Partilhem! Juntem-se a nós!

Comentários