Vida prática | dia #40

O Miguel começou por encontrar os pares das meias


Se há uma coisa que as minhas pesquisas sobre a Pedagogia Montessori me ensinaram foi que as tarefas de casa podem (e devem!) ser partilhadas por todos.

E a verdade é que eles são até muito recetivos e gostam da responsabilidade (só ainda não consegui aplicar a parte de arrumar os brinquedos, sempre, todos os dias; mas hei-de lá chegar...). Também já cheguei à conclusão que eles fazerem as tarefas depende muito mais da minha organização pessoal, do que da vontade deles. Por exemplo, se eu tiver o jantar pronto e, com tempo, pedir para o Miguel arrumar os brinquedos, ele arruma. O problema é que, na maior parte das vezes, eu estou a fazer o jantar, acabo e chamo-os para a mesa, não lhes dando tempo para a arrumação dos brinquedos. O mesmo se passa com as restantes tarefas.

Normalmente, o Rodrigo leva a fralda ao lixo, e o prato dele para a cozinha (normalmente, com ajuda). O Miguel leva sempre o prato para a cozinha, leva loiça para a mesa, e adora ajudar com a roupa: estender e procurar pares de meias para eu dobrar são a especialidade dele 😉.

Hoje, enquanto esperávamos que o Rodrigo acordasse para irmos para a praia, quis ser ele a dobrar as meias, as cuecas e os pijamas 😊.
E dobrou! Ficou super orgulhoso do seu trabalho e fez questão de contar ao Papá que já sabe dobrar meias, cuecas e pijamas 😍.

Acho que, muitas vezes, nós é que deixamos passar este entusiasmo e, por ser mais rápido e ficar melhor feito, fazemos nós as coisas. Mas o que interessa se as meias e as cuecas ficaram impecavelmente dobradas? O orgulho, estampado na carinha dele, é muito mais importante 😍.






E, ao fim da tarde, lá fomos nós para a praia, que estava uma maravilha! Será que é e esta que o Verão chega à nossa terra?



Sobre o desafio:

Todos os dias vou partilhar uma sugestão convosco! Uma ideia, que nós tenhamos feito, e que pode servir-vos de inspiração, que pode despertar a vossa curiosidade, que vos pode ajudar a construir também as vossas recordações Felizes 💝

Deixem também as vossas sugestões. São todas muito bem-vindas! E, se quiserem, partilhem também as atividades que decidiram experimentar. 😊

Se não quiserem perder pitada, sigam a página de Facebook, o Instagram ou, se quiserem receber no vosso email todas as dicas, sugestões e novidades, subscrevam o Blog (no canto superior direito).


Os outros dias do desafio podem ser vistos aqui.

Comentários