#DIYnatal: Enfeites para a Árvore de Natal

Estive quase para não os levar para a escola... 😉


Todos os anos, por altura do Natal, a escola do Miguel (e, agora, do Rodrigo também) desafia os Pais a fazer um trabalho com as crianças, alusivo à quadra natalícia, e com um tema igual para todos.


No primeiro ano, fizemos uma bota, em goma-eva, decorada por mim e pelo Miguel (e até, com uma pequena ajuda do Rodrigo!), que, infelizmente, não está registada aqui no blog. Mas, como ainda é usada aqui em casa, como decoração de Natal, quando estiver tudo fora das caixas eu partilho convosco.

No segundo ano, foi um boneco de neve, que ficou amoroso, apesar de não ser muito resistente. Podem vê-lo aqui.

Este ano, o desafio é fazer um enfeite para a árvore de Natal da escola.

Para fugir às bolas de Natal (que nós também fazemos todos os anos e já vamos fazer para nós) pus-me a pesquisar e encontrei algumas sugestões, em massa de sal (salt dough) muito engraçadas. Escolhi um Pai Natal e uma Rena, muito especiais, feitos com a mão do Miguel e o pé do Rodrigo 🎅🦌.



MATERIAL

- 1 copo de sal fino
- 2 copos de farinha
- 3/4 de copo de água morna
- 1 colher de sopa de óleo alimentar
- rolo da massa
- palhinha
- pincéis e tintas
- mistura de cola branca e água
- 2 pipe cleaners
- pom-pom vermelho
- um clip
- cola quente
- fita


COMO FAZER

a massa de sal (salt dough):

- misturar o sal e a farinha, juntar o óleo e ir acrescentado a água (eu misturei tudo na Bimby, durante alguns segundos, na velocidade 3)
- amassar bem (na Bimby, usar a vel. espiga, durante 10 minutos)
- retirar e verificar o estado da massa
- a massa está pronta quando não ficar colada nos dedos (deverá ficar semelhante à plasticina)


O Pai Natal e a rena:

- depois de pronta, estender, com o rolo da massa, como se fosse massa de bolachas
- a massa precisa ter 1 cm de espessura
- fazer a impressão da mão ou do pé (conforme o enfeite escolhido) - sugiro que esta impressão seja feita já no tabuleiro de ir ao forno, para não corrermos o risco de deformar a nossa obra de arte
- quando estiverem satisfeitos com a impressão (impressão, cortadas, e feito o buraco com uma palhinha, ou inserido o clip na massa), levar ao forno, a baixa temperatura (100ºC) durante 2 ou 3 horas. Ir virando durante esse tempo.
- depois de cozida, eu deixei a massa de um dia para o outro a acabar de secar
- para pintar, o Rodrigo fez a rena, que era mais fácil de pintar e o Miguel fez o Pai Natal (não se esqueçam de pintar a parte de trás também)
- para ter a certeza que ficava bem seco, também deixei de um dia para o outro
- no final, passei a mistura de cola branca, como se fosse verniz
- para fazer os chifres da rena, cortei os dois pipe cleaner ao meio e depois duas das metades ao meio outra vez. Os bocados mais pequenos dão a volta nos maiores.
- com cola quente, colar os chifres e o pom-pom a fazer de nariz


Está pronto!
Eu sei que parece complicado, mas, na realidade, é bastante simples. Claro que demora algum tempo, para a massa ficar bem seca, mas os meus pequenos divertiram-se muito a pintar (sim, eles ficaram com a parte mais divertida!) 🎨











Para facilitar a troca de sugestões, ideias e dicas entre todos aqueles que gostam de fazer atividades com as crianças, seja em casa, no parque, na praia, criei o grupo #AtividadeseIdeiasCriativas para crianças, no Facebook. Juntem-se a nós! 😊


Se quiserem estar sempre a par de todas as dicas, sugestões e novidades, sigam a página de Facebook, o Instagram ou, subscrevam o Blog (no canto superior direito).

Comentários