Experiência da água que sobe na garrafa



Esta semana fiquei muito embevecida (sim, acho que a palavra é mesmo essa!) quando cheguei à escola, para ir buscar o Miguel, e a educadora me contou que ele tinha dito que gosta muito das experiências que faz com a Mamã e que tinha partilhado uma em específico, que fizemos com uma vela, um prato e uma jarra 😍.

Acho que todas as crianças têm uma veia de cientista! Explorar, descobrir, investigar... faz parte da forma como conhecem o Mundo e descobrem o que os rodeia. E eu gosto de incentivar isso neles.

Esta experiência é bastante simples de fazer. As explicações científicas não são o meu ponto forte, por isso pedi à Bea, do bloga8, que me ajudasse com essa parte. E aqui fica a explicação que ela me deu: "Ao colocar o recipiente por cima da vela faz com que este fique preenchido de ar quente, ou seja a pressão atmosférica aumenta. Conforme a água vai subindo e a chama enfraquecendo, a pressão dos gases dentro da garrafa diminui e faz com que a água ainda suba mais. A título de curiosidade: A vela apaga-se pois esgotou todo o comburente da reação que neste caso é o Oxigénio."


MATERIAL

- prato fundo
- jarra
- corante (este ingrediente é opcional, mas ajuda a ver o efeito da água a subir)
- vela
- água

COMO FAZER

- colocar a água no prato fundo, com o corante
- acender a vela (usei daquelas que flutuam, para simplificar a experiência)
- colocar a jarra por cima da vela e esperar para ver o efeito...


Já repetimos duas ou três vezes, desde que a fizemos pela primeira vez... E o entusiasmo tem sido crescente!








 #AtividadeseIdeiasCriativas


Se quiserem estar sempre a par de todas as dicas, sugestões e novidades, sigam a página de Facebook, o Instagram ou, subscrevam a newsletter do Blog. Se gostaram da ideia, partilhem com os vossos amigos 😍...

Comentários