Criar um ambiente de calma, em casa



Na semana passada, fui a um workshop sobre Gestão de Conflitos entre Irmãos, da Magda Gomes Dias, a autora do Mum's the Boss.


E adorei!

Eu já andava de olho neste workshop há algum tempo, mas a última edição, no Porto, calhou mesmo no meu dia de aniversário, por isso, só agora consegui ir.

Na verdade, os meus rapazes até se dão bastante bem! Mas já vão tendo algumas disputas, normalmente em relação a brinquedos, que eu adivinho que se possam intensificar no futuro, e eu quero estar prevenida!

De facto, uma das coisas que eu mais admiro, e prezo, é o amor dos meus Filhos um pelo outro. Fico maravilhada com aqueles abraços, aquela preocupação em querer sempre saber onde o outro está, em procurar a presença do outro, em querer partilhar aquilo que os faz feliz, aquelas gargalhadas que só um consegue provocar no outro... E quero que esse amor vá crescendo, que eles sejam companheiros, amigos, defensores um do outro, para toda a vida. Quero contribuir para que isso aconteça, e não o contrário! Por isso, este workshop fez todo o sentido!

Um dos motivos pelos quais eu gosto deste tipo de sessões é o facto de me permitir parar para pensar no tipo de parentalidade que pratico, na forma como abordo certas situações. Nesta temática em particular, ajudou-me a refletir sobre como os posso ajudar a perceber o que eles próprios estão a sentir e de que forma podemos todos trabalhar para construir uma melhor relação!

Uma das conclusões a que cheguei é que preciso de me organizar melhor! Ou, simplesmente, de me organizar. Muitas vezes sinto-me perdida na azáfama do dia a dia, e acabo por focar energia onde não é necessária... E a minha desorganização acaba por afetar os miúdos e a qualidade do tempo que passamos juntos. E, consequentemente, a paciência com que resolvo os conflitos deles, ou com que consigo autocontrolar-me para não interferir, quando não é necessário interferir.

Pensando nesta necessidade imediata de me.organizar e, também, naquilo que falámos no workshop, criei uma tabela, com os 7 dias da semana e com aquilo que considero mais importante ser planeado:

  • As refeições: é uma vontade que tenho há imenso tempo, a de planear as refeições. É desta que vou conseguir!
  • As tarefas do dia: o planeamento é fundamental na hora da execução. Por isso, vamos ver como é que este planeamento semanal me vai ajudar a antecipar necessidades.
  • Atividades com eles: eles adoram e eu acho que nem sempre fazemos o que podíamos fazer, precisamente por falta de ter um fio condutor, uma planificação feita.
  • O que nos faz Feliz: no workshop falámos em pensar em coisas simples que façam os nosso Filhos Felizes e fazer essas coisas com eles, todos os dias. Nesta tabela decidi ir mais longe e pensar no que faz a Mãe e o Pai felizes também.

Para que este planeamento semanal resulte, comigo, não pode ser apenas digital. É que, apesar de estarmos numa era completamente digital, eu confesso que ainda preciso de conseguir manusear, tocar, ver... Por isso, imprimi a tabela em A3, plastifiquei e pendurei na cozinha, com patafix. Assim, plastificado e num local de fácil acesso, posso, com uma caneta de quadro branco, escrever e apagar conforme for necessário 😍

Com este planeamento, quero conseguir ter tempo para as nossas atividades, para jantar com calma, para nos deitarmos cedo, para acordarmos também cedo e bem dispostos e, assim, enfrentarmos o dia com mais vontade, com mais energia. Quero criar um ambiente de calma cá em casa!

(Claro que, como qualquer plano que se preze, é bom não esquecer que a Lei de Murphy se aplica na perfeição: assim que pendurei o plano na parede e me preparava para fazer as tarefas que lá estavam previstas, ligaram-me da escola do Miguel, para o ir buscar mais cedo... E lá foi o planeamento do dia, e possivelmente da semana, por água abaixo... O que vale é que é fácil de apagar e escrever novamente 😉 )


Se quiserem fazer download desta tabela, podem fazê-lo aqui




Se quiserem estar sempre a par de todas as dicas, sugestões e novidades, sigam a página de Facebook, o Instagram e subscrevam a newsletter do Blog. Se gostaram do texto, sintam-se à vontade para o partilhar 😍...


Comentários