... o Blog

Inicialmente, à semelhança de tantos outros blogues de Mães, este era mais um. No deslumbramento do primeiro Filho, precisava de uma forma de exteriorizar e registar tudo o que se ia passando (a uma velocidade incrivelmente rápida), nesta nova etapa da minha vida. Talvez, a etapa que eu quero que fique melhor gravada na minha memória
Escrevia, essencialmente, para mim e para ele (e, mais tarde, para eles), e, claro, para o resto da Família e Amigos, que, longe ou perto, podiam, assim, acompanhar o seu crescimento.  De reflexões existenciais, a episódios do dia a dia, ia abordando um pouco de tudo.
Aos poucos, e com base na minha experiência, o blog passou a ser também um veículo de partilha de atividades e passeios que fazíamos, com o intuito de inspirar outras Famílias a fazer o mesmo. Simultaneamente, começou também a ser palco de temas mais transversais à maternidade, como a importância da criação de condições para que as Famílias consigam conciliar a vida profissional e pessoal.
Nesse âmbito, lancei uma petição, com base na recomendação feita pela Organização Mundial de Saúde de que os bebés devem ser amamentados, em exclusivo, até aos seis meses. O objetivo era aumentar a licença de parentalidade, exclusiva da Mãe, para os 6 meses, e a sua divulgação e promoção foram feitas através do blog.
E foi um sucesso! 33.658 concordaram e subscreveram a petição, que foi apreciada em Plenário. Alguns partidos políticos apresentaram propostas de alteração à lei atual e diversos meios de comunicação social ajudaram o pôr o assunto na ordem do dia. Empresas e outras entidades juntaram a sua voz à minha.
De repente, uma Mãe, como tantas outras, conseguiu fazer-se ouvir. E pôr os senhores/as deputados/as a “falar sobre uma ideia da Mamã”! Ficou provado que qualquer pessoa pode, de facto, ter uma voz ativa nos assuntos que são discutidos no nosso País.

A partir desse momento tive a certeza que o blog já não era apenas sobre mim e sobre a nossa Família, mas que se estava a transformar numa fonte de partilhas, com vista à facilitação da vida das Famílias.

É esse papel que assume o blog Go baby, go!, lançado em Maio de 2013: inspirar as Famílias a descomplicar a parentalidade e criar memórias felizes, seja através da partilha de passeios e viagens, de atividades e ideias criativas, para fazer com as crianças, seja pela reflexão sobre o impacto do estilo de parentalidade na vida familiar e na criação de relações com significado.

Comentários